Setembro Amarelo: Como ajudar alguém com depressão?

Postado em: 10 de Setembro de 2019 por Interact Club de Não-Me-Toque

Quando um parente, amigo ou cônjuge passa por uma situação de sofrimento mental, muitos de nós prontamente desejam ajudar, mas às vezes nos falta o conhecimento sobre o que fazer nestas situações.

A depressão é um dos transtornos mentais com maior prevalência na população, e afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Apesar de muitos de nós já termos ouvido falar deste transtorno, com frequência evitamos tocar no assunto por vergonha, desconhecimento ou mesmo tabu.

Após identificar os sintomas característicos da depressão, é importante saber como agir. A abordagem inicial é demonstrar seu apoio à pessoa e compreensão sobre seu quadro. Muitas vezes evitamos tal abordagem por medo de as pessoas rechaçarem nossa ajuda, ou ficarem com raiva ou mesmo dispensarem a ajuda. É importante saber que, de maneira geral, as pessoas estão abertas à ajuda e elas se sentem acolhidas quando isso lhes é oferecido. Abaixo estão listadas algumas formas de abordar o assunto.

Além de se oferecer para ouvir e compreender a situação da pessoa, você também pode ajuda-la a realizar atividades que podem ser prazerosas, como ver filmes leves, sair para andar um pouco ou passear, cozinhar alguma coisa, jogar algum jogo, mas sempre respeitando o ritmo da pessoa e o quanto ela dá conta de fazer. O importante a se pensar aqui é: esteja presente, acolha e não julgue.